Como usar Cloudflare no WordPress


O Cloudflare não é a única ferramenta responsável por melhorar o desempenho do seu site e deixá-lo rápido, mas nesse post explicamos como usar o Cloudflare no WordPress e melhorar consideravelmente o tempo de resposta e carregamento da sua página.

Mas antes de tudo, o que é Cloudflare?

Se você nunca ouviu falar, o Cloudflare funciona como uma CDN, que nada mais é uma rede de distribuição de conteúdo. Ou seja, uma cópia recente do seu site fica gravadosem vários computadores espalhados pelo mundo, que consequentemente irá abrir o seu site mais rápido. Essa cópia do seu site chamamos de cache.

Quais os benefícios de ativar o Cloudflare?

  • Melhora o tempo de carregamento das páginas do seu site
  • Tem um nível de segurança maior contra ataques DDOs
  • Menos uso de recursos da sua hospedagem

Como usar Cloudflare no WordPress?

A boa notícia é que é super simples e gratuito configurar o Cloudflare junto ao seu site criado com WordPress.

  1. Acesse o site do Cloudflare e faça seu cadastro.
  2. Logo em seguida insira o seu domínio:
  3. Selecione o plano FREE:
    Escolher plano Free Cloudflare
  4. Na próxima tela você poderá ficar um pouco perdido caso não tenha conhecimentos técnicos, mas será apenas para confirmar todas as entradas da zona de DNS do seu domínio. Se ficar com dúvidas nessa etapa, entre em contato com o suporte da sua hospedagem. Aqui na Nuvem auxiliamos todos nossos clientes de forma personalizada.
    Lembre de deixar a Nuvem laranja somente para entrada A e WWW, as demais deixe cinza.
  5. Após confirmar a sua zona de DNS, você receberá dois valores de DNS para serem configurados em seu registro de domínio. Agora você precisa acessar a empresa onde registrou seu domínio e editar os DNS, retire os da sua hospedagem e insira os do Cloudflare.
    DNS Cloudflare
  6. Após atualizar os DNS em seu domínio, aguarde o prazo de 24 horas, que é o prazo de propagação de qualquer DNS 😉

    E-mails personalizados + Cloudflare:

    Se você tiver serviço de e-mails do Gsuite, verifique na zona de DNS do Cloudflare se as entradas estão corretas no Cloudfalre, isso é importante para seus e-mails não pararem de funcionar.

    Outro ponto a ser lembrando é que se criar algum subdomínio em sua hospedagem, você sempre terá que criar dentro do Cloudflare também e apontar para o IP da sua hospedagem. O IP é sempre exibido dentro do seu cPanel.

    Em conclusão, o Cloudflare é um ótimo aliado se estiver bem configurado, lembrando que se tiver alguma página de loja virtual que não deseja que tenha cache, basta configurar essa flexibilização na sua conta do Cloudflare.

    Você terá excelentes ganhos e melhorias com o Cloudflare ativado, visto que o desempenho do seu site poderá melhorar em até 30%. Nesse outro post damos algumas técnicas para melhorar o ranqueamento do seu site.