Como corrigir o erro 500 do Elementor (plugin do WordPress)


O erro 500 pode ocorrer por diversos motivos. Se você recebê-lo quando estiver usando o Elementor, terá que verificar os logs de erro do PHP do servidor na sua hospedagem para ver qual é o problema.

Este guia explica com detalhes como realizar a depuração (debug) num site que utiliza WordPress para que você possa identificar e remover os bugs ou erros do seu código.

Razão mais comum: limite de memória

Ás vezes, essa mensagem de erro é recebida devido a um problema de limite de memória. O limite de memória deve ser definido para pelo menos 128 MB de acordo com os requisitos do Elementor.

Fatal Error / Erro Fatal

Existem outras coisas que também podem levar a esse problema (por exemplo, um erro fatal ou um problema com um plugin de terceiros) e, sem a ativação dos logs de erro não é possível saber qual é o problema exato.

Mas, como solucionar um erro 500?

Conforme mencionado acima, a primeira etapa da solução é ver qual problema é mostrado nos logs de erro do PHP. Se os logs não fornecem pistas precisas, você pode tentar esta técnica de solução de problemas a seguir: Desative todos seus plugins (menos o Elementor e o Elementor Pro) e aplique um tema padrão do WordPress como Twenty Twenty-One para descartar conflitos com um produto de terceiros.

O erro normalmente se apresentará desta forma:

Aumentando o limite de memória do PHP

A forma mais fácil de aumentar o limite da memória do PHP é pelo arquivo .htaccess usando o seguinte código:

Você pode editá-lo acessando o Painel de Controle da sua hospedagem (cPanel) e clicando na ferramenta “Gerenciador de Arquivos“. Para chegar até ele, acesse o painel da sua hospedagem e localize o o gerenciador de arquivos do domínio conforme a imagem abaixo:

Tenha a certeza de que a opção “Mostrar arquivos ocultos (dotfiles)” está marcada nas “Configurações“, ou você não verá este arquivo:

Salve as configurações. Por fim, para editar o arquivo o selecione no diretório onde o seu WordPress está instalado e clique em “Editar“:

Terminando as alterações, salve o arquivo e atualize a página de edição no seu Elementor e ele deverá funcionar! ^_~

OBS.: O Elementor pode não funcionar corretamente com algumas funções do CloudFlare. Então, pause o funcionamento dele no site para poder testar.
E lembre-se! Se você precisar de ajuda, entre em contato com nosso suporte. ❤